Seu navegador não suporta Javascript ou está desabilitado.
Para visualizar o site corretamente, você precisa habilitar javascript.
Loja Maçonica em Osasco
Maçonaria
Nossa Loja
Galeria dos Veneráveis Mestres da Razão Dourada
CAIFA - Casa de Assistência de Idosos Francisco de
Notícias e Publicações
Livro de Visitas
Calendário de Eventos
Fotografias
Venham Participar da Nossa Loja e da Ordem Maçônic
Acessar E-mail
Entrar na Área Restrita
PIRÂMIDE FINANCEIRA
09/12/2019 - 11h15
Pirâmide Financeira
Saiba como funciona esse tipo de fraude
Pirâmides financeiras são proibidas no Brasil
Muita gente
já ouviu falar de pirâmide financeira
e de pessoas que tiveram grandes perdas - ou lucros - com essa prática. Mas afinal, o que é pirâmide financeira e por que sua prática desperta tanta controvérsia?
Na prática, a pirâmide financeira é um modelo de negócios baseado na inclusão progressiva de novos membros financiadores em níveis ou “degraus” cada vez mais baixos. Quem está nos níveis mais altos recruta membros que para os níveis inferiores, ganhando comissões por essas novas inclusões - e eventualmente parte dos ganhos obtidos pelos seus
“recrutados”.
O caso do investidor Bernard Lawrence Madoff, que teria dado prejuízos de mais de R$ 65 bilhões a centenas de pessoas, é a maior fraude financeira individual da história. Madoff, que foi membro da National Association of Securities Dealers (NASD), organização que autorregula a indústria de ativos financeiros norte-americanos, teve seus bens congelados, foi condenado a 150 anos de prisão e terá que pagar indenizações de U$ 117 milhões.
As pirâmides financeiras sempre desmoronam
Com o tempo, esse modelo entra em colapso e a pirâmide financeira desmorona. O motivo beira o óbvio: não há geração nem multiplicação de ganhos, o dinheiro investido apenas percorre toda a pirâmide, na direção de baixo para cima. Os níveis inferiores - a base - precisam de cada vez mais membros à medida que o tempo passa.
Ou seja, em determinado momento não haverá membros suficientes na base. Assim, o dinheiro para de entrar, os rendimentos prometidos não são pagos e é o fim de mais um esquema de pirâmide financeira. A prática é ilegal e configura crime contra a economia pública, previsto na lei nº 1.521/51. A pena vai de 6 meses a dois anos de prisão.
Pirâmide financeira x Marketing multinível
O marketing multinível já foi chamado de
“o grande modelo de negócio do século XXI”,
apesar de suas semelhanças com o esquema de pirâmide financeira. No entanto, o marketing multinível é legal, ao contrário da pirâmide financeira. A diferença entre os dois pode ser sutil, mas é fundamental.
No marketing multinível há necessariamente um produto a ser vendido, e empresas como Avon utilizam este modelo. Nele, cada membro é remunerado pelas vendas do produto e também recebem porcentagem pelas vendas feitas pelos membros por ele recrutados. Não há remuneração por simples indicação.
Fique de olho em promessas de ganhos fáceis e rápidos
Mas não é somente a existência de um produto à venda que deixa de caracterizar um esquema de pirâmide financeira. Muitas das pirâmides usam a venda de produtos justamente para disfarçar. Portanto, o melhor a fazer é sempre desconfiar de investimentos que prometem ganhos muito acima da média. Quase sempre não passam de golpe.
Copyright © 2021
Maçonaria Virtual
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política
(clique aqui)
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Processando
...